sábado, 9 de agosto de 2008

Georgia is on my mind!


""Until the philosophy which holds one race superior and another Inferior Is finally and permanently Discredited and abandoned -Everywhere is war -""




Bem, eu ia me manter dadaísta mas descobri q o mundo não deixa.
Aí fora tem tanta coisa acontecendo, Jogos Olímpicos, Guerra...


E vc´s sabem q temas como esses me chamam a atenção.


Dessa vez, misteriosamente, ou por capricho, a Guerra e os Jogos estão interligados.


No último dia 08, numa sexta feira, começaram os conflitos numa província chamada Ossétia do Sul (a diversidade cultural por favor perdoe a minha ignorância, mas, ô nomezinho, hein!).


Há um conflito entre o exército da Rússia e o exército da Geórgia! E agora, como na música, Georgia is on my mind!!!


Por sua vez os chineses são muito supersticiosos e vêem no número 8 um símbolo de sorte. Marcaram a abertura dos Jogos q estão cediando para as 8 horas da manhã do dia 8 do mês 8 de um ano q termina em 8!


As hostilidades tb começaram junto, mas não sei dizer exatamente se elas "escolheram" começar no dia 8!


Contrariamente, o número 4 para os chineses é um mau presságio, é símbolo de azar! (falta de sorte pra quem preferir!) Algo associado com a morte.


Talvez, a relação seja essa! Dois eventos importantes num único dia 8. Oito dividido por dois é igual a quatro!!! QUATRO!!! AZAR, MORTE...


Pois bem, podemos então observar esses extremos! Congraçamento, paz, cooperação, competição saudável entre os povos e por outro lado, conlfito militar armado.


Como quase sempre acontece, os especialistas "inteligentões" imaginam q os conflitos devem ser contidos geográficamente para q não se espalhem...


Mas a situação desse conflito - embora possa ter passado despercebida pra muita gente - já podia ser prevista. O problema é q ela ocorre numa área importante e, inevitávelmente, ela entrelaça diversos atores e agentes.


Pra começo de conversa os de praxe: Beligerantes envolvidos (Rússia e Geórgia,); alguns separatistas da tal Ossétia do Sul (esses querem q a próvíncia, por motivos econômicos, é mais provável, volte a fazer parte da Rússia - talvez numa confusão muito comum entre Rússia e URSS q até hj persiste nas cabeças de alguns...); Conselho de Segurança da Onu e União Européia.

Só com esses a idéia de conter no espaço o conflito pode furar.


Mas há alguns detalhes q devem lembrados.


A Georgia já fez parte da antiga URSS, controlada por Moscow. A URSS se dissolveu e vários dos seus Estados componentes tornaram-se independentes e muitos deles até conseguiram se estabilizar e ter crescimento econômico. A Rússia, nos momentos iniciais da dissolução, saiu um tanto mais empobrecida mas hj, é um país remediado e aspirante à Grande Potência, possui um exército respeitadíssimo e competente, arsenais atômicos, mísseis e submarinos.


Há tb um nó aí. Na tal província, q fica na Geórgia e é, portanto, território deste país, há uma enorme comunidade de cidadãos russos q residem lá! O presidente russo disse q o dever de seu país é proteger seus cidadãos. (aonde quer q isso se faça necessário, subentendam!)


Pois bem, isso quer dizer q eles entendem q devem proteger os russos mesmo fora de suas fronteiras mas isso implica agressão à soberania do outro país q conta tb com um grupo separatista q tem afinidades com a Rússia.

A Geórgia, por sua vez, tem afinidades com os EUA e esses rivalizavam a antiga URSS. (guerra fria, ok?)


Ora, para a Geórgia na mais simples e pior das hipóteses, a coisa significaria perda de território. (ESSA É A PARTE Q ME IMPORTA INCLUSIVE...)


Imaginem, a Rússia invade e toma pra si a Ossétia do Sul, desmembrando a Geórgia, um país menor e mais fraco. O CS/ONU não faz nada, os apelos do atual pato manco (é como chamam o presidente dos EUA em fim de mandatos, q já não manda mais nada...) para cessar o conflito não são levados a sério, enfim, ninguém faz nada e o pau come e abre-se um terrível precedente: ANEXAÇÃO TERRITORIAL .


Seria possível q fizessem conosco na nossa enorme província q ocupa uns 40 - 70% do território nacional a Amazônia Legal?


Bem, eu sei q não é algo automático mas sei tb q essas coisas evoluem.


E justamente acompanhar tais evoluções me fez dar uma pausa no dadaísmo.


Acompanhemos!

Um comentário:

Viajante disse...

Tenho alguma dificuldade em arranjar adjectivos para qualificar a politica internacional. Vou ficar por hipocrita. Eu pessoalmente acho que esta guerrinha foi ideal para o Senador MacCain, grande "amigo" da Georgia dinamizar a sua campanha e claro que todos vão falar muito e não fazer nada, somo apenas peões neste jogo de xadrês