sexta-feira, 27 de julho de 2007

Poder, comendas, elogios e críticas.

Olá, o prmeiro ponto é que esse Blog apóia a decisão do Sr. Cláudio Candiota no que tange a devolver a comenda que, por mérito, recebeu do Edo brasileiro.

Calma, eu explico...

Esse senhor, Cláudio Candiota, é presidente da Andep - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros Aéreos. Entre outras coisas ele é também agraciado com a medalha Santos Dumont que foi criada em 1953.

Ele ficou simplesmente indignado e resolveu devolver sua comenda já que, neste mês, o ministro da aeronáutica resolveu conceder a mesmíssima comenda a ninguém mais ninguém menos que os atuais diretores da ANAC - entidade RESPONSÁVEL por boa parte do caos aéreo - Milton Zuanassi e Denise Abreu. Maravilha, né?

Essa comenda tem a idéia de ser um reconhecimento ao mérito demonstrado na área de aviação. O sr. Candiota recebeu a dele, se não me engano, por ter passado toda sua vida de aviador operando boeings e obtendo um índice zero - isso mesmo 0%!!! - de acidentes!

Qdo os incentivos do Edo são desvirtuados o assunto é muito, muito sério! As pessoas que se encontram na posiçao do sr. Candiota funcionam para a nação como um reserva moral e capaz e têm todo o direito de ficarem furiosos qdo a distinção é - por critérios excusos - dada a gente q não merece! Qdo as honrarias do Edo são dadas como moeda de troca para fazer carícias nos egos inflados de gente mesquinha que não tem compromisso com a coletividade a coisa é aterradora!

Aí, eu lembrei - pq tenho boa memória na maioria das vezes! - que há um tempo atrás outro pulha chegou a receber uma importante comenda do Edo brasileiro! O sr. Severino Cavalcanti - lembram dele??? - recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco. À época eu me senti ultrajado!!! Até pq, nesse período veio à tona o fato de que o Severino recebia 10 mil reais por mês para defender interesses excusos! Isso ficou conhecido como mensalinho! E o Senador Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado pediu, nos termos do Estatudo da Ordem do Rio Branco, a suspensão do uso da comenda! Essa suspensão é prevista pelo estatuto qdo de condutas contrárias à Honra Nacional! É, eu sei q honra nacional é bem subjetivo mas ela foi inequívocamente achincalhada pelo fato concreto de o então presidente da Câmara dos Deputados receber mensalinhos!!!

Então, pra mim, de lá pra cá, acho q os atuais ocupantes do Edo brasileiro têm feito disso uma prática comum: distribuir comendas importantes a seus queridinhos... Uma das minhas leitoras vai se indignar com o comentário à seguir mas, até o Lamarca, q roubou materiais do Edo brasileiro, foi agraciado com uma indenização à sua família e tal. Acho isso um abuso! Tanto pior quando não forem comendas, forem contratos, cargos de confiança...

Mas, as competições seguem, ganhamos no futebol feminino, ginástica ritmica desportiva, e várias outras modalidades, continuamos à caça de Cuba pelo segundo lugar das Américas. Segundo lugar, tsc tsc tsc...

Hail, Hail!!!

Nenhum comentário: