quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Rostos nos corredores...

Seguinte, ocorreu um treco tão estranho q eu resolvi parar a minha série de textos anarquistas pra tratar dessas graves ocorrências!

Retomarei os Textos Anarquistas e, como o meu blog não se dirige a esse ou aquele grupo específico, vou tratar do caso como um todo, tecer comentários e considerações q sirvam a quem quer q leia o texto.

Então, sobre oq é o texto?

É sobre amizade e convivência! Sobre amizade, convivência e desgaste.

O universo todo aí fora está em mudança... Aqui dentro do meu peito mesmo as paixões se revolvem, ora me inclinando pra um ou outro lado! Mesmo aqui dentro as coisas mudam...

E o mesmo deve ocorrer com vc´s leitores!!!

Como disse Florbela em seu poema:

Verdades Cruéis

Acreditar em mulheres
É coisa que ninguém faz;
Tudo quanto o amor constrói
A inconstância desfaz.

Hoje amam, amanhã'squecem,
Ora dores, ora alegrias;
E o seu eternamente
Dura sempre uns oito dias!...

Florbela Espanca

Pois é, isso é uma mulher expressando suas impressões e experiência sobre as próprias mulheres!

Aqui é um amigo expressando e constatando os meandros da amizade, da dinâmica dos grupos, e dos momentos de fim de semestre pros universitários, ainda mais qdo é o fim dos semestres para muitos deles!

Outra coisa q acontece, mesmo em meio à mudança é q a gente se adapta! Chega um ponto em q mesmo um furacão parece absolutamente normal e só viríamos a estranhar qdo o barulho cessasse!

Enfim divagarei menos!

No último post comecei comentando sobre um filme - péssimo por sinal - mas hj, vou comentar sobre um muito bom! O comentário é mero pano de fundo, como disse antes e repito agora: Meu Blog não se destina a crítica cinematográfica!!!

O filme é dos anos 8o. No link q se segue vc´s poderão encontrar resenha e demais informações técnicas. (http://www.cineplayers.com/critica.php?id=691)

O nome do filme??? É Conta Comigo /Stand by me.

Belo filme que fala sobre amizade, infância, transições, rupturas, VIDA!!!

E não raro a vida nos atropela feito um trem, como com o meninho da história do filme! (O filme é baseado no conto The Body do Stephen King, aliás, fica a indicação aÊ!!! Mto bom TB! E sem o tom macabro e sobrenatural de costume nas obras de King!!!)

Oq tem a ver com o resto do post???

Puxa, eu explico e é bem simples...

O filme é contado com o uso do artifício do narrador!!! Qdo bem empregado isso pode fazer milagres! Assistiram ao Tropa de Elite, né? É naquele estilo!

O cara conta a história e expõe seus pontos de vista, perspectivas, expectativas e suposições! Eu gosto! (nos filmes de detetive isso se deteriorou um monte e virou clichezão, mas não farei maiores comentário cinéfilos, ok?)

A frase-título do post é uma q esse narrador diz e q me marcou profundamente!

Eu já tinha visto isso acontecer qdo vi o filme mas nunca tinha dado um formato tão bom e bem acabado qto oq essa frase me soou!!! E é um fenômeno naturalísismo da vida!

Eu estudei em vários colégios, participei de vários grupos e vi gente entrar e sair da minha vida! Gente q, certas vezes, me fez pensar q e parte da estrutura própria da minha vida... q Sempre seria assim... Naqueles momentos era simplesmente inconcebível pensar minha vida sem elas... Mas elas se foram! (Em termos pop: o pra sempre sempre acaba. Né?)

Com algumas dessas pessoas eu me desentendi mesmo! Outras simplesmente se afastaram por motivos de carreira, conveniência ou oq quer q seja!

Lembro do Fernando Figueira! Meu "melhor amigo" do prézinho!!! CARA...Vai ser meu amigo prá sempre, mas a gente simplesmente não se encontra mais! Não tenho telefone, e-mail ou mesmo orkut do cara!

E issso - eu sei - tb é natural!!!

A vida das pessoas tem ritmo e caminhos próprios!!! Algumas se entrelaçam, seguem juntas por muito, muito tempo. Outras apenas se tocam, mas é tudo muito intenso, mas não, não perdura...

O fato estranho q citei ocorreu comigo e acredito q pode ocorrer com todos q têm amigos, colegas e conhecidos.

Quem é meu amigo já deve ter ouvido de mim: Amizade não tem hierarquia!!! É claro q há níveis e níveis de intimidade, mas não há isso de o "melhor amigo", isso, pra mim, é um título tolo, de criança! (Foi mal Fernando!)

Amigos são todos iguais, se ultrapassaram a barreira do coleguismo e tornaram-se amigos, seja por afinidade seja, por exemplos palpáveis de apreço e estima, oq for!!! Mas é como o fruto das árvores e suas próprias folhas. São partes da árvore, compõem a identidade da árvore mas não estarão ali pra sempre, não são uma única coisa, indistinta.

Então, se ocorrer com vc´s de algum dia experimentarem num grupo querido uma dinâmica regida por estática, por expressões e humores irreconhecíveis, lembre-se desse post, lembre-se desse filme, lembre-se q alguns rostos vão, com o tempo, tornar-se meros rostos nos corredores da vida!

A amizade não é um contrato! É , sim via de mão dupla! é preciso haver reciprocidade pra haver amizade e entre amigos mesmo, é possível q até sem qualquer reciprocidade um deles ainda se esforce para se manter amigo, minorando ou "esquecendo" os erros do outro... Fará isso enquanto puder! Fará isso na esperança de q um dia o amigo perceba: Puxa, oq estou fazendo com meu amigo?!?! É preciso tratá-lo melhor!

Mas tudo bem... As pessoas são livres! É essa a sua condenação! São ingovernáveis! Cabe somente a elas decidir pra onde apontar seus narizes! Cabe somente a elas perceber, entender e agir para alcançar o modo como deve, se é q acham q devem, preservar uma amizade, ou descartá-la!

É sobre isso o presente post!!!

Qdo vc´s se depararem com uma situação assim, de escolha, pensem bem no q farão! O filme, essa delicada e forte lição às almas sensíveis, pode ajudar! Pode entreter e ajudar!

Pode ajudar a vc compreender o processo e dar outras chances à suas amizades ou pode simplesmente ajudá-lo entretendo vc qdo não quiser mais sair com aquelas pessoas!

Com o tempo, pra eles, até vc vai se tornar só mais um rosto no corredor!

As coisas vão mudando, mudando, e de repente, mudou tudo!

Falou, Valeu!

5 comentários:

Cams_ disse...

meu comentario ficou tao grande que resolvi mandar logo por e-mail! =]
Mas ae, tem muita coisa que vc escreveu que eu concordo. Ja outras acho que vc se equivocou um pouco. Mas fazer o que? Ainda estamos no inicio da vida, temos muito o que aprender.
=]

Falou, valeu!

Cams_ disse...

E rapaz, vc e esse seu celular nao tm jeito mesmo hein!!!! Incrivel!

Taranis disse...

É Mauricio, amizade também é uma dessas entidades subjetivas ao qual classificamos de acordo com nossas experiências. Concordo que por passarmos por diversos lugares, escolas, igrejas, clubes, cursos fica dificil mantermos contato e até mesmo a consideração que tivemos por aqueles que vieram e, pelo acaso ou não, acabaram por sair da nossa vida. Concordo que isso acontece. Mas penso que quando existe vontade sincera, apreço real e amizade, nem mesmo 3000 Km de distância podem encerrar essa ligação. Mas, isso vai de cada um. Achei estranho o seu comentário no Tempestades, mas aqui estou, por que é interessante saber o que você tem a dizer, sobre muitas coisas. E continuarei a vir aqui, até o dia que você peça que eu não mais volte.

Forte abraço, meu amigo.

Sil disse...

Espero sinceramente que que possamos fazer de tudo para que o nosso grupo não se desfaça. As coisas mudam, fatos aparecem, coisas acontecem e desejo de verdade que cada um de nós possa buscar manter de alguma forma essa amizade (por que ela não aconteceu por conveniência ou por nada). Gosto muito de todos vocês e não quero mesmo perder contato ou deixar que o tempo faça o que fez com várias amizades preciosas que tive, nos tornando meros conhecidos apenas...
Acredito que independente do que tenha acontecido a vida segue e o ser humano é assim: erra, acerta, aprende, amadurece, seleciona e busca o melhor da vida sempre! Adoro vocês, amigos!

DEEP disse...

Gente, eu agradeço os comentários!!
Quero dizer que não pretendo "descartar" amigos!

Se se tornaram amigos é pq houve identificação...

Mesmo q momentos assim se tornem distantes no tempo e no espaço, eles não podem ser apagados!

Entretanto, oq eu disse com o post é q é natural q as situações de vida mundem, q os compromissos assumidos exijam de nós atitudes q podem nos tirar a disponibilidade para os amigos, até pq surgem novos amigos... a vida é dinâmica!

Há vezes em q os amigos nos machucam mas é justo pq, como são amigos, pra eles não mantemos a guarda levantada.

Então, é possível entender atos assim como traição ou só imcompreensão, só algo passageiro q uma amizade sólida pode suportar.

Mas vc´s me conhecem... Sabem exatamente q eu posso até relevar mas nunca esquecer! É um fato! Há de estar pra sempre registrado, pq o tempo só caminha pra frente... Em seu fluir, mantém sempre o mesmo ritmo. Não acelera, não atrasa, não volta, só avança...

Momentos como esse promovem a revisão dos comportamentos!

Eu não deixei de ser amigo.

Mas hoje eu conheço algns desse amigos muito melhor, pq eles se mostraram - talvez mais verdadeiramente do q qdo td ia bem - e eu a eles! Conhecemo-nos muito melhor hj, eu acho!

Falou Valeu!