quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O coração e o tempo!!!


Novamente defasado, tenho descoberto coisas...

Entre elas q, mesmo q eu aprenda um monte, permaneço ignorante!

Discutíamos, dia desses, em sala, a relação entre informação e conhecimento...

Isso me tocou. Em particular pq tenho investigado isso tb - por outras causas - e tenho a convicção de q o mero acúmulo de dados (informação) não é garantia da formação do conhecimento!

É por isso q, dizem, o verdadeiro sábio, aprende com os erros alheios sem precisar, ele próprio, errar!

Não sou tão sábio e qto mais aprendo percebo, sou mesmo ignorante!
Desconheço sobre ética, desconheço sobre afeto, desconheço sobre as tradições...
Sou um fenômeno novo e minhas impressões, inclinações, preferências e ações nem sempre são as mais corretas, as mais adequadas.
Aprendo pelo erro e por isso, pra aprender, preciso errar... Sigo tateando pela imensidão escura!!! Por vezes, minha disposição de tentar - mesmo q exposto ao erro - parece ser aluz q minora as trevas... E, um tanto por orgulho, é oq tenho feito pra iluminar, me iluminar, a mim e quem quer que sinta vontade de seguir!!!

Mas, como uma chama de rebeldia, de anseio por mudança, minhas entranhas sentem e sabem que lhes revolve um certo calor que diz: NÃO HÁ ADEQUAÇÃO!!!

Enfim, n´algum lugar entre o certo e o errado encontram-se as minhas ações. Pra meu consolo, e nosso desespero, as suas tb caro leitor ou leitora!!!

Perceber q conhecimento e ignorância tb podem conviver, pra mim, é perturbador! Retira certezas q me serviram de norte pra chegar até aqui... E isso traz o inevitável questionamento de saber se aqui é mesmo o lugar em q eu devia estar... Eterna revisão!

Revisar, refletir, pesar...

Verbos!!!

Sempre nos confudem! Dever... Por um lado é obrigação e possibilidade...Tanto mais qdo no pretérito... Eu devia... Devia! E se devia, já não devo mais! (não deixa de ser um alívio, mas tb não traz certeza!) Poder... Possibilidade por um lado, desejo e capacidade por outro...

Percebem? Mesmo as menores coisas como a polissemia dos termos basta pra nos mergulhar em incertezas!

E é preciso coragem, indiferença ou só ansiedade pra preferir adotar uma certeza como convicção imutável... MAS td - sempre - muda!

Em meio a isso vc se experimenta, mais do q se conhece! Assim, é ainda um ignorante, como todos, mas, sobre vc mesmo, pôde acumular mais dados q todos os outros, pôde filtrá-los e interpretá-los mais e melhor q todos os outros e com fé, espera q isso baste! Aí bate no peito e diz: eu me conheço! Mas não há vez em q uma de suas ações, depois de um tempo, melhor analisada, não lhe cause espanto!!!

É difícil dizer se tais convicções são comprometimentos ou reconhecimentos...
Quero crer q tenho oq é preciso pra ter o chamado coração de voluntário q, como diz Randall Wallace, "There's Nothing Stronger Than The Heart Of A Volunteer" / "Não há nada tão forte quanto o coração de um voluntário!"

E é esse o meu desejo e reconhecimento... Não pela força, não pelo pretenso poder mas pela distância q um coração assim pode percorrer e eu preciso percorrer distâncias. Mesmo no escuro. Levarei a luz q tenho a elas! Preciso aprender mais!!!

4 comentários:

Cams_ disse...

Eita, vc atualizou!!!!! =P Vivendo e aprendendo hein! Todos cometemos erros, o negocio eh tentar aprender com eles e fazer o possivel para nao comete-los mais. Viver uma vida certinha eh legal, mas errar tb pode ser bom demais! Enfim, pra variar nao sei exatamente do que estava falando. Portanto nao de muita relevancia a esse comentario. =]

DEEP disse...

Hahahaha, ando enigmático minha amiga!
Mas tenho as coisas de modo mais claro!

Agradeço o seu carinho! E eu cheguei a pensar mutio antes de atualizar isso! Na verdade ia escrever sobre outras coisas! Mas acho q vc faz isso melhor q eu! Vai saber contar de modo engraçado e qadequado as peripécias do Schlob, q foram surreais!

Meu próximo post será sobre nossas provas!

Beijo! Obrigado pelo comentário! E ah, da pra entender sim, ora! hahaha

Filha de Clio disse...

Maurício já pensastes o que é o TEMPO para os Historiadores? Eis uma prévia idéia que retirei de um artigo na Web: "Para historiadores, tempo é tanto o elemento de articulação da/na narrativa historiográfica como é vivência civilizacional e pessoal. Para cada civilização e cultura, há uma noção de tempo, cíclico ou linear, presentificado ou projetado para o futuro, estático ou dinâmico, lento ou acelerado, forma de apreensão do real e do relacionamento do indivíduo com o conjunto de seus semelhantes, ponto de partida para a compreensão da relação Homem – Natureza e Homem – Sociedade na perspectiva ocidental".(Op. Cit.: Auerbach, E. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva,1971. In:Glezer,Raquel.Ciência e Cultura. -Retirado da revista Eletrônica SCIELO.

HISTORIADORES TAMBÉM TEM SEUS AMORES: CORAÇÃO E O TEMPO SÃO ELES!
Indico o livro do Hobsbawn: SOBRE HISTÓRIA. =P Eu volto...

Cams_ disse...

Vim fazer fofoca: A SIL TEM BLOG!! A SIL TEM BLOG!!!
Ah, atualiza ae ow!