sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Será que estourou???

Olá!!!

Lembram da bolha?

Pois é... Em menos tempo do q se podia prever parece q ela estourou!

Acho q vc´s se lembram o problemas das bolhas - como metáfora - é q não se pode esvaziá-las de modo gradual. rompida a película elas simplesmente fazem POP!

Mas então, oq rolou?

Existem 2 tipos de clientes, os Prime, os caras q pagam suas contas em dia, têm reservas e não tem problemas de crédito e os sub-prime, q a contrário, têm problemas de crétido mas mesmo assim renegociam suas dívidas... Lembram tb, né?

Pois bem o BNP Paribas, maior banco francês suspendeu os pagamentos (resgates) de 3 fundos para, nesse meio tempo, revisar e re-calcular seus gastos e eventuais perdas. Isso pq os mercado futuros têm indicado uma abertura em queda para Wall Street.

Como dizem os franceses do banco: "a evaporação completa da liquidez em alguns segmentos do mercado de securitização norte-americano tornou impossível valorizar alguns ativos de maneira justa, independente do rating".

O problema é que estamso todos interconectados e esses movimentos de uns, inevitavelmente trazem desconforto a outras. Com isso as bolsas europeías reagiram, as bolsas orientais tb. Essas últimas conseguiram se manter ainda em índices positivos, mas isso indica q TODOS tiveram de ficar atentos e se movimentar ao sabor dessa nova maré.

Assim, bancos centrais O FED, o BCE e tb outros como o da Coréia, tiveram de disponibilizar dinheiro para evitar uma crise de confiança na capacidade de liquidez dos bancos. Segundo eles é melhor fazer isso, ou seja torrar essa grana, do que experimentar uma corrida aos bancos para sacar o dinheiro! E foi isso q acabou ocorrendo com o BPN Paribas. Seus clientes quiseram tirar seu dinheiro e eles disseram: EPA!!! Agora não!

O problema é q isso gera desconfiança. Em pouco mais de meia hora, os telefones tocam, as telas acendem e todos ficam sabendo da notícia. Esse movimento - de "reses de chifre curto" - segue nesse efeito manada com todos, ainda q sem saber direito oq está ocorrendo, agindo por pura imitação de comportamento daqueles q consideram q sabem oq está havendo. Engraçado, né? Isso se não fosse trágico.

Tais ocorrências indicam, talvez, ainda não o estouro DA BOLHA, o problemas cirado pelos espertinhos do mercado imobiliários financeiro americano. Indicam q, ao entrar em alerta, esse mercado e todos os envolvidos entram na fase de transição em q começarão aguardar pela próxima bolha que ainda não sabemos qual é. Talvez, muito talvez mesmo, possa ser o mercado de commodities energéticas como petróleo e tais. Pq os queridinhos de antes, os títulos de dívidas públicas de países tidos como PRIME, talvez venham a sofrer problemas de liiquidez arrastando consigo boa parte da economia do mundo, assim, esse indício dessa semana pode indicar o início do arrefecimento da boa fase da economia mundial.

Quem aproveitou a chance e surfou a onda ganhou muito, quem ficou de fora, como o Brasil, crescendo somente mais do que o Haiti poderá enfrentar os problemas futuros de modo ainda mais temerário pois, sem ter grandes reservas, sem ter aproveitado a boa fase para ensejar produtividade e, com governo míope, infra-estrutura sucateada, aviões caindo, Renans batendo o pézinho e CPI´s circenses, qualquer coisa q não seja essa maré mundial de crescimento pode nos arrastar fácil, fácil. Patriótica e esperançosamente espero q não!!!

Mas fica a dica! A se confirmarem esses rumores da economia o efeito imediato na política é, no mínimo, olho mais atento à próxima Administração!

Precisaremos de gente competente! Precisaremos de homens - e mulheres - pragmáticos. Precisaremos de burgueses, de neo-liberais pq eles têm uma visão mais clara e menos romanceada do que é e de como funciona a grana, que com sua força "ergue e destrói, coisas belas".

Nenhum comentário: